Ft. João Filipe Albuquerque

12 hábitos especiais diários para manter sua mente saudável

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Muita gente pergunta se é possível ter uma mente tranqüila e sadia com uma rotina tão desgastante. Minha resposta é: SIM. Pode parecer difícil em um primeiro momento, mas ao estarmos dispostos a melhorar nossos hábitos facilita muito. Aqui separei algumas dicas de como podemos ter um cérebro funcionando bem com nossos pensamentos. Antes de começarmos, lembre-se: Mente sã, corpo são.

1. Pense, leia, raciocine

Exercitar a mente é muito importante para evitar que as funções cerebrais se atrofiem com a inatividade e até com o descanso excessivo. Você pode, e deve, fazer várias coisas ao mesmo tempo. Isso mesmo. Nossa mente tem os mecanismos necessários para isso.
Há uma pesquisa que aponta as doenças degenerativas cerebrais atingindo menos, e em menor intensidade, as pessoas que praticam, ao longo da vida, atividades intelectuais intensas.
Portanto, recomendo a leitura como uma atividade especialmente propícia para exercitar a mente. Ela está relacionada a várias capacidades mentais como a concentração, a memória, o pensamento abstrato, a imaginação, dentre outras. Outra dica é de Jogos de estratégia, que trabalham a rede neuronial e a memória.

2. Cuide da sua Alimentação

Segundo o Instituto Salk, na Califórnia (EUA), a fisetina é considerada fundamental para manter a memória jovem, pois estimula a formação de novas conexões entre os neurônios (ramificações) e as fortalece. Ela é encontrada em alimentos como morango, pêssego, uva, kiwi, tomate, maçã e também na cebola e espinafre. Além disso, estes alimentos contêm substâncias que facilitam a comunicação entre os neurônios, aumentando também a capacidade de pensar, se concentrar, aprender e memorizar.

3. Atividade Física

O exercício físico ajuda a reduzir o nível de estresse, aumentando o fluxo de oxigênio, sangue e nutrientes que chegam até nosso cérebro, além de também melhorar os níveis de açúcar.
Sem esquecer que há exercícios específicos de coordenação super indicados para este caso. Para uma mente sã, não importam muito o tipo e a intensidade da atividade, pois o melhor é fazer aquele que você gosta. Claro, algumas atividades implicam em competição ou performance, tornando-se um fator a mais de estresse. Não são destas que estamos tratando aqui.
Uma boa dica é aproveitar as atividades feitas ao ar livre: a exposição à luz solar é importante na manutenção do equilíbrio emocional.

4. Respiração plena

A respiração diafragmática é simples e eficiente para alcançar um estado de relaxamento físico e mental. Empurrando o ar para a região abdominal, expandindo-a, aumentamos a área de oxigenação pulmonar e também oxigenamos melhor o cérebro.
Você já fez um dia, mas não lembra. Esta respiração é a natural dos bebês, porém geralmente desaprendemos ao crescer, substituindo-a pela respiração torácica, curta e rápida.

5. Faça Meditação e um Autoconhecimento

Medite. Manter-se em paz ajudará nosso cérebro estar calmo. Tente criar oportunidades de entrar em contato com o seu mundo interior, para ouvir e entender o que seu corpo e sua mente estão pedindo.

6. Descanse

Durma bem para manter e equilibrar as funções cerebrais. É durante o sono que, além de desativar áreas que ficaram hiperativas durante o dia, o cérebro tem a chance de ativar outras áreas pouco utilizadas. Não estou falando do número de horas, o que interessa aqui é garantir a qualidade do sono.

7. Seja Positivo

Nada de pensamentos negativos! Parece bobagem, todavia conta muito no nosso propósito. O mesmo vale para as pessoas do seu convívio. Mantenha-se longe de pessoas negativas, elas podem disparar alguns gatilhos que provocam alterações químicas em nossos cérebros e acabam nos fazendo mal. Gaste tempo com quem você sabe que será bom para você. Estará ajudando a manter seu cérebro saudável.

8. Ouça Música

A Música pode te trazer foco e melhorar suas habilidades sociais na hora de realizar uma atividade.

9. Ame mais

o amor é uma das atividades mais importantes da mente, que envolve, entre outras coisas, compreensão intelectual e disponibilidade emocional. Ame muito, sempre!

10. Desfrute de prazeres

O prazer é um excelente energético para a saúde mental. Realize seus próprios desejos, faça aquilo que você sabe fazer de melhor e se sinta satisfeito e feliz por seus esforços e conquistas. O retorno disto é: bom humor, auto-estima, confiança e equilíbrio mental.

11. Aprenda algo novo

Quebre sua rotina para manter o cérebro revitalizado e estimulado. Certa vez Einstein disse que se as pessoas gastassem 15 minutos de seu dia aprendendo algo novo, em um ano elas seriam experts em um assunto e, em cinco anos, experts nacionais.

12. Tenha um Coração saudável

Controle o colesterol, a pressão, o estresse e o seu peso. Os fatores de risco cardiovascular não trazem problemas exclusivamente cardíacos, mas também cerebrais. O derrame e a esclerose cerebral são só exemplos.
Todos os cuidados indicados para o coração também são considerados preventivos de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer.

Esteja sempre com Mente e Corpo sãos. Aproveite bem as dicas!

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