Ft. João Filipe Albuquerque

Introdução ao Conceito de Sohier

Antes de falar sobre o estudo é importante apresentar o autor desta pesquisa que revolucionou a fisioterapia convencional, por meio de uma nova abordagem que busca o equilíbrio como fomentador do bom funcionamento da máquina humana.  Raymond Sohier é um fisioterapeuta belga que iniciou seus estudos em 1945, numa parceira com Max Ruelle, reumatologista e seu professor.

Ruelle havia identificado dois perfis de lesão no quadril, que nomeou de coxartrose. A primeira delas trata de um desgaste acetabular na parte de dentro, chamada de coxartrose penetrante, enquanto a segunda apresentava um quadro de lesão na região externa do acetábulo, a coxartrose expulsiva. Ruelle. Em 1946, dizia: “A etiopatogenia das coxoartroses e de muitas outras afecções articulares é muito mais frequentemente de origem mecânica, que de outras origens.

Em meio às aulas para os alunos de fisioterapia e medicina, Ruelle apresentava os dois tipos de lesão no quadril e discutia sobre cada caso. No entanto, foi a capacidade observadora de Sohier que identificou dois tipos de morfologias distintas, que justificavam cada uma das lesões de coxartrose.  E isso se apresentou como padrão. Ou os pacientes se encaixavam em um perfil, ou no outro. Foi assim que Sohier identificou que para cada biótipo se enquadrava em um tipo de coxartrose específica.  Foi dessa observação que nasceu o Conceito de Sohier, ou a Fisioterapia Analítica.

Mas do que se trata?

A partir desta abordagem, a fisioterapia passou a compreender de forma mais ampla o funcionamento da máquina humana. Uma busca pelo estado de harmonia articular, que vai culminar na preservação da integridade biológica dos tecidos. “Ele entendeu como as forças que transitam na terra, como a gravidade, também circulam pelo nosso corpo, atingindo nossos ossos e articulações, e como a célula, que é um organismo vivo, recebe essas forças. É buscar compreender o que uma célula e tecido precisam para sobreviver, porque esses tecidos se desgastam e outros não. Todas as perguntas passaram a ser respondidas depois desse entendimento do funcionamento da máquina. Sohier uniu a fisiologia, por meio da vida celular, à mecânica”, explicou o fisioterapeuta e especialista no conceito de Sohier João Filipe Albuquerque.

A partir deste ponto os estudos foram se aprimorando. Na Europa, o Conceito de Sohier é disciplina da grade curricular da fisioterapia, sendo um dos pensamentos mais respeitados na área de saúde.

Qual a diferença básica entre a fisioterapia analítica e a fisioterapia convencional?

Em síntese, a não correção da lesão. “Atualmente a fisioterapia convencional busca reduzir o quadro de sintomas, mas isso não corrige a lesão, apenas faz com que o quadro se apresente como assintomático”, ressaltou João Filipe. Atualmente, a fisioterapia conta com diversos equipamentos que auxiliam na redução no quadro de sintomas de cada lesão específica. No entanto, o problema ainda pode existir. Não é porque a dor deixou de incomodar que a lesão, necessariamente, está curada.

“Sohier tem uma frase que diz que para nos considerarmos terapeutas precisávamos influenciar, de maneira favorável, a vida celular. Ou seja, dar uma condição favorável ao tecido para que ele mesmo possa cicatrizar. Se nos preocuparmos apenas em reduzir os sintomas e colocar o paciente para trabalhar essa musculatura, podemos piorar a situação. Daí surge aquela falsa ideia de que a fisioterapia não funciona ou é um processo demorado”, pontuou o especialista.


4 Comments

  • Responder Milena Liberal |

    Adorei o Blog! Vai ajudar muito aos que não conhecem ainda a fisioterapia articular analítica e facilitar para nós (profissionais da área) a nos comunicarmos melhor. Parabéns por mais essa iniciativa de mostrar a todos os benefícios da prevenção e a melhor forma de tratar os pacientes com lesões articulares. Conte comigo!

    • Responder João Filipe João |

      Que bom que gostou. Vamos abordar aqui vários temas, gastronomia/nutrição, fisioterapia articular, gravidade, alta performance, produtividade, finanças entre outros. Informações que de alguma forma possam impactar positivamente na vida das pessoas, no que diz respeito a como cultivar a própria saúde diariamente; a melhorar cada vez mais o funcionamento da sua máquina; a como cada um encontrar sua melhor versão. Um abraço!

  • Responder Rosana Vasconcelos |

    O blog é super interessante, até para nós que não somos da área. Excelente! Parabéns por transmitir essas importantes informações com tanta propriedade.

    • Responder João Filipe João |

      Fico feliz. Minha idéia é compartilhar um pouco do conhecimento que adquiri e adquiro sobre saúde da forma mais simples e clara possível, porque é assim que a saúde é.
      Acredito que quanto mais pessoas compartilharem seus conhecimentos, mais acesso a informações relevantes sobre diversos assuntos as pessoas terão. Aprender a cultivar hábitos saudáveis para o seu funcionamento é essencial para quebrar essa idéia que é muito difícil e caro cuidar da saúde.
      Um abraço!

Post a comment